Inscrição em oficinas

!!!!!ATENÇÃO! INSCRIÇÕES PARA OFICINAS ENCERRADAS E ESGOTADAS. !!!!! OBRIGADO.

As oficinas acontecerão no período da tarde (14 às 17h). Para participar é necessário preencher o FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO selecionando a oficina desejada. As vagas serão limitadas. Após o preenchimento de todas as vagas o sistema deixará a ficha indisponível. Abaixo a descrição das oficinas e os respectivos instrutores.

OFICINA 1 – Jornalismo Digital – Adriana Alves Rodrigues (30 vagas)

Descrição: a oficina pretende mostrar o processo evolutivo (primeira geração à quarta geração do jornalismo digital), as características fundamentais (multimidialidade, instantaneidade, interatividade, atualização contínua,
personalização e memória) e implicações do jornalismo praticado na web,
essencialmente dentro do processo de convergência jornalística. Como um
dos produtos do jornalismo digital, daremos ênfase na oficina à infografia, mostrando as diversas maneiras de compreensão da informação, desde o surgimento até o estado da arte produzida sob bases de dados.

Adriana Alves Rodrigues é mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas – Linha Cibercultura, pela Universidade Federal da Bahia – UFBA. É especialista em Jornalismo Contemporâneo pelo Centro Universitário Jorge Amado – UNIJORGE – Salvador-BA. É graduada em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Estadual da Paraíba – UEPB. É professora do Departamento de Comunicação Social – Jornalismo, da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB e do curso de Pós-Graduação em Jornalismo e Convergência Midiática (lato sensu) da Faculdade Social da Bahia – FSBA, em Salvador. Integrante do Grupo de Pesquisa em Jornalismo Online GJOL da FACOM/UFBA. Foi pesquisadora do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica PROCAD/CAPES envolvendo a UFBA, USP, TUIUTI, UFSC.

 

OFICINA 2 – Oficina de computação gráfica 3D para mídias e entretenimentos – Helio da cruz Meireles (18 vagas)

Descrição: Computação gráfica é muito mais que um mero uso de um determinado programa, é a utilização dos computadores aliados à criatividade do usuário para dar forma a sua imaginação. Abordagens da oficina: Introdução ao 3d, Planejamento, Conceito de design, Técnicas de criação e  recursos básicos do softwares 3d (lw 9.6)

Hélio da Cruz Meirelles é sócio diretor da Animart Comunicação e diretor de arte. Foi desenhista (animador) da S.Toledo Produções.  Tem experiência com 3d com o programa Lightwave 3d 9, 3ds Max 7 Maya. Atualmente trabalha com web design, desenhos animados para comerciais e curtas e na área de educação a distancia na Universidade Estadual da Paraíba – UEPB.


OFICINA 3 – Videografia Básica para Novas Mídias – Emerson Saraiva (25 vagas)

Descrição: A oficina abordará as necessidades de adaptação dos processos de criação, pré-produção, produção e finalização audiovisual para exibição compartilhada com os meios tradicionais ou exclusiva em novas mídias, principalmente as que se baseiam nos princípios da mobilidade. O novo formato widescreen, as diversas configurações de definição e reprodutibilidade cromática e, finalmente, os tamanhos reduzidos de telas fazem com que os produtos audiovisuais sejam pensados de maneira diferente desde a sua concepção até a exibição.

Emerson Saraiva é formado em Jornalismo e Arte e Mídia. Pós-graduação em Mídia e Assessoria de Comunicação. Professor do curso de Publicidade e Propaganda da CESREI. Publicitário e Produtor de vídeo com experiência de mais de 20 anos e mais de três mil vídeos produzidos, entre comerciais, videoclips, documentários, vídeos institucionais e programas para TV. Ganhador de cinco prêmios Criatividade (Rede Paraíba de Comunicação). Já prestou serviços à TV Bandeirantes, RTP (Portugal), SIC (Portugal), FIA (Federação Internacional de Automobilismo), FPM (Federação Portuguesa de Motociclismo) e APTV (Associated Press Television) como repórter cinematográfic0

 

OFICINA 4 – A fotograria digital como registro do cotidiano – Hipólito Lucena (20 vagas)

Descrição: Apresentar o universo digital, através dos conceitos fundamentais da fotografia digital, sua teoria e prática. Orientar para o uso dos recursos das câmaras digitais, a fim de melhorar o aproveitamento do equipamento e das imagens captadas. A oficina também exercitará o olhar fotográfico, a percepção visual e a criatividade, tão fundamentais para se obter boas imagens.

Hipólito Lucena foi Professor dos Cursos de Arte e Mídia e Pedagogia na UFCG onde lecionou as disciplinas de Fotografia e Cinema, Folclore brasileiro, Marketing cultural, entre outras. Professor dos cursos de Turismo e Arquitetura e Urbanismo da FACISA – Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Campina Grande, ministrando as disciplinas de Estética e História da Arte, História Urbana e da Arte e Turismo e Patrimônio Cultural. Atualmente é professor do Curso de Comunicação da UEPB, ministrando as disciplinas de Linguagem Fotográfica e Edição.

 

Sócio diretor da Animart Comunicação e diretor de arte, foi desenhista (animador) da S.Toledo Produções, experiência com 3d com o programa Lightwave 3d 9, 3ds Max 7 Maya. Atualmente trabalha com web design, desenhos animados para comerciais e curtas e na área de educação a distância na Universidade Estadual da Paraíba – UEPB


%d blogueiros gostam disto: