conferencistas

ANDRÉ LEMOS
Professor Titular na Universidade Federal da Bahia. É doutor em Sociologia pela Université René Descartes, Paris V, Sorbone; Pós-doutor pela University of Alberta e McGill University, Canadá. Pesquisador 1B do CNPq e Consultor Fapesb, CNPq e CAPES. Autor de diversos artigos nacionais e internacionais sobre cibercultura e de livros como  Cidade Digital (Edufba, 2007), Cibercidade II (e-papers, RJ, 2005), “Cibercidades” (epapers, RJ, 2004), “Olhares sobre a Cibercultura” (Sulina, 2003), “Cultura das Redes” (Edufba, 2002), “Cibercultura. Tecnologia e vida social na cultura contemporânea” (Sulina, 2002, 2004, 2008) e “Janelas do ciberespaço” (Sulina, 2000), “O futuro da Internet” (2010), “Comunicação e Mobilidade: aspectos socioculturais das tecnologias móveis de comunicação no Brasil” (2009). Membro do júri internacional do prêmio Best of Blogs (BoB) da “Deutsche Welle” em 2004-2005  e do Prêmio “Ars Electronica” (2004-2007), entre outrso.

———————————————

PALESTRANTES DAS MESAS REDONDAS

CLAUDIO CARDOSO PAIVA
Professor Associado I da Universidade Federal da Paraíba – UFPBA. Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba, mestrado em Comunicação pela Universidade de Brasília (1988), mestrado em Sciences Sociales – Universite de Paris V (Rene Descartes) (1991) e doutorado em Sciences Sociales – Universite de Paris V (Rene Descartes) (1995).   Tem atuado em duas áreas da pesquisa científica: ficção televisiva seriada  e estudo das mídias digitais (PIBIC/CNPq/UFPB), participando da linha de pesquisa Culturas Midiáticas Audiovisuais, PPGC/UFPB.

FERNANDO FIRMINO DA SILVA
Professor do Departamento de Comunicação Social da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB. Doutorando em Comunicação e Cultura Contemporâneas – Linha Cibercultura, na Universidade Federal da Bahia – UFBA . Possui mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (2003) e graduação em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Estadual da Paraíba (1999). Atualmente é integrante dos Grupos de Pesquisa em Cibercidades (GPC) e em Jornalismo Online (GJOL) e membro da Rede de Pesquisa Aplicada Jornalismo e Tecnologias Digitais – JORTEC da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo -SBPJor.  É co-organizador do livro “Metamorfoses Jornalísticas 2: a reconfiguração da forma” (Editora EDUNISC, 2009). Fernando é vencedor do Prêmio Freitas Nobre/INTERCOM nacional 2008 na Categoria Doutorado.

RICARDO OLIVEIRA
Coordenador de mídias digitais da Rede Paraíba de Comunicação, palestrante e autor do livro “Blogs: Cultura Convergente e Participativa”. É mestrando no PPGC (UFPB), pesquisando convergência midiática e participação. Membro do Grupo de Pesquisa em Linguagens e Processos Midiáticos (Gmid/UFPB). É autor do blog Diversitá (www.diversita.com.br) e escreve sobre cultura pop há 11 anos.

AGUEDA CABRAL
Professor do Departamento de Comunicação Social da UEPB. Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (2008), Mestre em Ciência da Informação pela UFPB (2003), Especialista em Inovação e Difusão Tecnológica pela UFPB (1996) e Graduada em Comunicação Social, Habilitação em Jornalismo pela Universidade Regional do Nordeste (1985). Atualmente é professora e pesquisadora de Telejornalismo do Departamento de Comunicação Social da Universidade Estadual da Paraíba. Tem experiência de 25 anos como jornalista em Jornal, Rádio, Televisão e Internert.

PATRICIA RIOS
Professora do Departamento de Comunicação Social da UEPB/FACISA. Possui graduação em Comunicação Social, Jornalismo, pela Universidade Federal da Paraíba (1998) e mestrado em Ciências da Sociedade pela Universidade Estadual da Paraíba (2003). Atualmente é coordenadora e professora do curso de graduacao em Produção Audiovisual da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (Facisa). Atuou como coordenadora do Núcleo de Divulgação Científica do Laboratório de Sistemas Distribuídos (LSD) da Universidade Federal de Campina Grande (2008-2009).

Anúncios

%d blogueiros gostam disto: